Apoie o DCM

VÍDEO – Jovem se agarra a árvore para fugir de tornado no Paraná

Mulher é surpreendida e tenta fugir de tornado no Paraná. Foto: Reprodução

No último sábado (10), imagens capturadas por uma câmera de monitoramento mostraram o momento em que Stefany Nascimento Cordeiro (19) se agarra a uma árvore ao ser surpreendida por um tornado enquanto voltava para casa em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Ao perceber a força dos ventos no bairro Guatupê, Stefany viu telhas e galhos sendo arremessados pelo tornado e, em pânico, se refugiou em uma árvore.

“Eu tinha saído 17h20 do meu trabalho e indo pro ponto de ônibus. Quando eu notei as telhas voando, pensei em voltar correndo. No que eu voltei correndo, eu me abracei numa árvore. Eu achei que ia morrer, eu pedia pela misericórdia de Jesus. Eu achei que não ia sair dessa”, disse à RPC, afiliada da Globo no Paraná.

A intensidade do tornado foi classificada como F2 na Escala Fujita, com ventos de até 180 km/h, e o fenômeno percorreu cerca de 1 quilômetro, embora não tenha tocado o solo o tempo todo. Durante o evento, Stefany foi atingida por um pedaço de portão que se soltou com a força do vento, causando hematomas nas suas costas.

Ela relatou, após o ocorrido, que estava “toda machucada e roxa” devido ao impacto do portão. O tornado causou estragos no município, especialmente no bairro Guatupê, afetando 350 residências e 1,2 mil pessoas. A Defesa Civil Estadual informou que duas pessoas ficaram levemente feridas, enquanto a área sofreu danos, como quedas de árvores, desabamento de muros, quedas de telhados e pilares de uma empresa. As equipes de resgate e a Defesa Civil também entregaram lonas para as famílias afetadas.