Apoie o DCM

VÍDEO: Jurista relembra assassinato de Herzog em audiência com bolsonaristas nos EUA

Fabio de Sa e Silva mostrando foto de Herzog - Reprodução
Fabio de Sa e Silva mostrou foto de Herzog – Reprodução

Em uma audiência realizada no Congresso dos Estados Unidos nesta terça-feira (7), o professor Fabio de Sa e Silva deu uma aula ao resumir o que foi a ditadura militar brasileira (1964-1985) ao se dirigir à extrema direita.

Ao participar de um subcomitê da Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara dos Representantes, ele lembrou que a democracia no Brasil é jovem e tem apenas 35 anos: “As pessoas aqui falam sobre censura e censurar o discurso de jornalistas… Isso é o que aconteceu com jornalistas no regime militar no Brasil”.

Nesse momento, Fabio levantou uma foto em que Vladimir Herzog, jornalista que colaborou para o fim da ditadura militar, aparece morto na prisão. “Não há nada [atualmente] que seja vagamente semelhante ao que aconteceu naquela época”, cravou o professor.

A audiência foi impulsionada por republicanos e pela extrema-direita brasileira e recebeu o título de “Brasil: uma crise de democracia, liberdade e Estado de Direito?”. O movimento ganhou força após uma campanha iniciada por Elon Musk no X/Twitter, contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link