VÍDEO: Leonel Radde se veste de burro após Câmara homenagear Olavo de Carvalho no RS

O vereador Leonel Radde se vestiu de burro em protesto na Câmara Municipal de Porto Alegre. Nesta segunda (5), a casa legislativa aprovou projeto que batiza a Rua 4006, na Vila Orfanatrófio I, como “Rua Filósofo Olavo de Carvalho”.
“Nós estamos virando um espaço de projetos de lei que não fazem o mínimo sentido. Nós temos agora a homenagem ao Olavo de Carvalho, não temos ninguém a homenagear na nossa cidade?”, questionou o parlamentar após relinchar vestido de burro.
Radde ainda pediu para que a casa discutisse “projeto da mesma fonte que proíbe denominar logradouros e equipamentos públicos com nomes de pessoas vivas, de terroristas, guerrilheiros, participes de luta armada e genocidas”.
Ele lembra que foram vetadas homenagens a pessoas como Anita Garibaldi, mas permitido “projeto que tem como objetivo homenagear um filósofo não-filósofo, um indivíduo que teve graves problemas na sua família, que não agregou em absolutamente nada nesse pais”.
A proposta que renomeou a rua com homenagem ao guru da extrema-direita é de autoria da vereadora Comandante Nádia (PP) e teve 18 votos à favor e nove contrários. Para Radde, foi “vergonhoso” ver a casa legislativa aprovar o projeto.
Ele ainda diz que Olavo fez “mal à democracia” e lembra das fake news disseminadas por ele contra as vacinas. “Quantas vidas foram destruídas por causa desse senhor?”
Veja:
Reagindo ao novo nome de rua em Porto Alegre pic.twitter.com/QxjjOCjI1C
— Leonel Radde (@LeonelRadde) September 6, 2022