VÍDEO: “Lugar de macaco é na jaula”, diz idosa negra a motorista no ES

Uma idosa negra foi presa no último domingo (19) em Vila Velha, no Espírito Santo, após proferir ofensas racistas contra um motorista de ônibus. Alda dos Santos, de 78 anos, disse que “não gostava de preto” e que “lugar de macaco é na jaula”.
Deiverson Fernandes, de 33 anos, relatou que a idosa começou com os xingamentos assim que o ônibus chegou ao terminal. Segundo o motorista, a idosa estava sentada no banco da frente, dormindo.
“Ela disse que eu era bandido, foragido da polícia, que ela conhecia gente da minha laia… Até aí não estava me afetando. Segui o percurso, até que em determinado ponto ela falou que não gostava de preto e me chamou de macaco, aí informei aos passageiros que eu iria conduzir o ônibus até a delegacia”, disse o motorista à jornalista Daniela Carla, da TV Gazeta.
“A gente já viu pessoas tratando com indiferença, mas assim nunca tinha ocorrido antes. Eu até estranhei, receber racismo de uma pessoa preta igual a mim”.
Veja o vídeo:
⏯️ Idosa é presa após injúria racial contra motorista: "Lugar de macaco é na jaula"
Uma idosa de 78 anos foi presa no domingo (19/5) em Vila Velha, no Espírito Santo, após ofensas racistas contra o motorista Deiverson Fernandes, de 33 anos. Na ocasião, Alda dos Santos disse que… pic.twitter.com/OudKna9OHT
— Metrópoles (@Metropoles) May 21, 2024