VÍDEO: Lula diz que “Brics deve atuar como uma força pelo fim dos conflitos no mundo”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quarta-feira (23), que o Brics deve atuar como uma força pelo entendimento e cooperação pelo fim dos conflitos no mundo. A declaração foi feita no segundo dia da cúpula do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul.
“É inaceitável que os gastos militares globais ultrapassem trilhões de dólares enquanto milhões de pessoas passam fome no mundo. A busca pela paz é um dever coletivo e um imperativo para um desenvolvimento justo e sustentável. O Brics deve atuar como uma força pelo entendimento e cooperação pelo fim dos conflitos no mundo”, disse.
Lula também criticou a falta de atenção dada a conflitos em países pobres, como Haiti, Sudão do Sul e Palestina. “Todos merecem viver em paz”, afirmou. “Muitos outros conflitos estão por vir. Não podemos nos furtar a tratar o principal conflito da atualidade, que ocorre na Ucrânia e tem efeitos globais.”
O chefe do Executivo ainda disse que o Brics não pode se omitir sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia e criticou “limitações” do Conselho de Segurança da ONU.
Assista abaixo: