VÍDEO – Macron defende ator francês acusado de estupro: “Caçada humana”

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que há uma “caçada humana” contra o ator Gérard Depardieu, que enfrenta duas queixas por violação e agressão sexual. Em entrevista à France 5, Macron afirmou que a Legião de Honra, uma prestigiosa distinção francesa, não deve ser utilizada como meio de represália.
O ministro da Cultura do país, Rima Abdul Malak, anunciou a abertura de um “procedimento disciplinar” que poderia resultar na retirada da Legião de Honra concedida a Depardieu. O presidente, no entanto, expressou sua aversão à intenção: “Há uma coisa que nunca me verão fazendo e é a caçada humana, odeio”.
Em 1995, uma denúncia formal foi apresentada pela jornalista e escritora espanhola Ruth Baza, acusando Depardieu de estupro em eventos ocorridos em Paris. Baza, na época com 23 anos, afirmou que o incidente ocorreu durante uma entrevista para a revista Cinemanía, descrevendo-o como uma “invasão sem o meu absoluto consentimento”.
Além das acusações, o museu de cera de Paris retirou a escultura de cera de Gérard Depardieu após a recente transmissão de um vídeo com comentários sexistas do ator, gerando reações negativas dos visitantes. O ator também enfrenta críticas públicas e a possibilidade de perder a honraria da Legião de Honra.
?? Emmanuel Macron diz ser “um grande admirador” do ator francês Gérard Depardieu, acusado de estupro.
Segundo o presidente da França, o ator deixa o país “orgulhoso” e está sofrendo uma “caçada humana”.
Os comentários repercutiram negativamente. pic.twitter.com/Kyqh2diXAY
— Eixo Político (@eixopolitico) December 21, 2023