VÍDEO: Maior mamífero do mundo, a baleia-azul dá as caras no litoral paulista

Pesquisadores do VIVA Instituto Verde Azul registraram na semana passada o raro avistamento de uma baleia-azul em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A presença do maior mamífero do planeta em regiões costeiras é considerada incomum, tornando o episódio um marco para a pesquisa marinha no Brasil.
A baleia avistada pertence à espécie Balaenoptera musculus, que habita todos os oceanos, exceto o Ártico. O animal pode atingir mais de 30 metros e pesar até 180 toneladas, com as fêmeas geralmente sendo maiores que os machos. A subespécie da Antártida é a maior entre elas.
Com coloração azul-acinzentada e hábitos solitários, a baleia-azul é conhecida por sua vocalização potente e capacidade de navegação por sonar. Alimenta-se principalmente de krill, podendo consumir até seis toneladas por dia. Costuma migrar entre águas polares e equatoriais conforme as estações do ano.
Após ter sua população drasticamente reduzida pela caça no século passado, a espécie ainda é considerada ameaçada. Colisões com embarcações, redes de pesca, poluição e mudanças climáticas estão entre os principais riscos atuais. Apesar disso, esforços internacionais têm contribuído para uma lenta recuperação da espécie.
Veja o vídeo da baleia no litoral paulista:
Ver essa foto no Instagram