Apoie o DCM

VÍDEO: Mais uma vez Bolsonaro mente sobre ter criado o PIX

Presidente Jair Bolsonaro (PL) durante debate presidencial na Globo. Foto: Reprodução

Mais uma vez o presidente Jair Bolsonaro (PL) mentiu dizendo que foi o seu governo que “criou” o PIX, desta vez a informação falsa foi feita durante o último debate presidencial para o segundo turno das eleições na TV Globo, nesta sexta-feira (28).

Vale ressaltar que apesar de ter sido lançado em novembro de 2020, durante gestão bolsonarista, o Pix começou a ser estudado pelo Banco Central em 2016 e teve suas principais diretrizes definidas em 2018, ainda durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Em dezembro de 2016, o então presidente da instituição, Ilan Goldfajn, afirmou à imprensa que o BC se preparava para lançar uma ferramenta inspirada no Zelle, modelo de pagamentos instantâneos anunciado por uma fintech dos Estados Unidos.

Por fim, em maio de 2018, foi instituído um grupo de trabalho chamado “Pagamentos Instantâneos”, que estabeleceu as principais diretrizes para o que viria a ser o Pix.

O próprio presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, corrigiu a informação propagada pela campanha do Bolsonaro, afirmando que o projeto do  Pix era debatido pelo banco antes dele ser indicado por Bolsonaro para presidir o órgão.

Um exemplo da não participação de Bolsonaro no projeto é que quando foi questionado sobre o Pix, Bolsonaro achava que estavam falando de aviação.

No debate, Bolsonaro falou sobre taxação do PIX, no entanto foi seu aliado e ministro da Economia, Paulo Guedes que em 2020 falou em voltar com a CPMF e taxar o PIX.

O perfil Desmentindo Bolsonaro publicou um vídeo desmentindo as alegações falsas feitas por Bolsonaro. Confira:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link