VÍDEO – “Maré de plástico” cobre areias de Fernando de Noronha

As praias paradisíacas de Fernando de Noronha estão sendo invadidas por uma maré de lixo plástico internacional. Tampinhas de garrafa, talheres descartáveis, redes de pesca e até seringas são trazidas pelas correntes marítimas do Atlântico, especialmente nas praias banhadas pelo “mar de fora”, voltado para a África.
O guia turístico José Martins da Silva Filho, conhecido como Zezinho, relata a gravidade da situação: “Eu me surpreendi com a quantidade de tampinhas de garrafa, que eram cerca de 90% do lixo, e com o volume, que era muito grande. Nunca vi tanto”. Em apenas meia hora, ele recolheu mais de mil tampinhas na praia do Sueste, área de alimentação de tartarugas-marinhas.
A maioria dos resíduos possui origem internacional, principalmente da República Democrática do Congo, conforme identificado através das marcas e logotipos. O historiador Emerson Junior, educador ambiental do Projeto Golfinho Rotador, explica: “Isso mostra como um lixo que você está jogando lá do outro lado consegue impactar aqui”.
As areias brancas das paisagens paradisíacas de Fernando de Noronha têm se enchido de pontos coloridos: são tampinhas de garrafas, talheres descartáveis e restos de redes de pesca trazidos pelas ondas. Em 23 de agosto, em menos de 10 minutos de caminhada pela praia do Leão, a… pic.twitter.com/ICSLBFxpfh
— Folha de S.Paulo (@folha) September 16, 2025