Apoie o DCM

VÍDEO – “Maré de plástico” cobre areias de Fernando de Noronha

Areias de Fernando de Noronha cheia de restos de plásticos. Foto: reprodução

As praias paradisíacas de Fernando de Noronha estão sendo invadidas por uma maré de lixo plástico internacional. Tampinhas de garrafa, talheres descartáveis, redes de pesca e até seringas são trazidas pelas correntes marítimas do Atlântico, especialmente nas praias banhadas pelo “mar de fora”, voltado para a África.

O guia turístico José Martins da Silva Filho, conhecido como Zezinho, relata a gravidade da situação: “Eu me surpreendi com a quantidade de tampinhas de garrafa, que eram cerca de 90% do lixo, e com o volume, que era muito grande. Nunca vi tanto”. Em apenas meia hora, ele recolheu mais de mil tampinhas na praia do Sueste, área de alimentação de tartarugas-marinhas.

A maioria dos resíduos possui origem internacional, principalmente da República Democrática do Congo, conforme identificado através das marcas e logotipos. O historiador Emerson Junior, educador ambiental do Projeto Golfinho Rotador, explica: “Isso mostra como um lixo que você está jogando lá do outro lado consegue impactar aqui”.