VÍDEO: Marina cumprimenta viúvas de Bruno e Dom e homenageia ativistas assassinados

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, cumprimentou as viúvas do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, Beatriz Matos e Alessandra Sampaio. Eles foram assassinados em junho do ano passado durante viagem pelo Vale do Javari, segunda maior terra indígena do Brasil, no Amazonas.
Ela e a primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, abraçaram as familiares das vítimas no Palácio do Planalto. A ministra participou de uma cerimônia comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente nesta segunda (5).
Ministra @MarinaSilva, do @mmeioambiente, cumprimentando as viúvas de Bruno e Dom, Beatriz Matos e Alessandra Sampaio.
? DIGITAL/PR pic.twitter.com/hOjSgozxDs
— Governo do Brasil (@govbr) June 5, 2023
O assassinato completa um ano hoje e a ministra lembrou o caso durante discurso no evento, dizendo que Bruno e Dom foram “barbaramente assassinados enquanto estavam defendendo a causa que o Estado é que deveria estar defendendo”.
“Há exatamente um ano esse crime chocou o mundo e expôs a fragilidade de uma Amazônia entregue ao crime organizado, que desmata e mata quem atravessa seu caminho para defender a floresta e seus povos originários”, afirmou a ministra. Ela ainda afirma que a situação da região se agravou “com criminosos sendo empoderados por representantes do próprio Estado”.
Em cerimônia, Marina Silva fez homenagem a Bruno Pereira e Dom Phillips: “Brutalmente assassinados quando estavam defendendo uma causa que o Estado deveria estar defendendo”. Veja.
➡ Assista ao #GloboNewsMais com @juliaduailibi e Tiago Eltz: https://t.co/bFwcwLqjJH #GloboNews pic.twitter.com/mnZdRANbmE
— GloboNews (@GloboNews) June 5, 2023