VÍDEO – Marina Silva diz que PL do aborto é “desumano com mulheres”

Nesta sexta-feira (14), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o “PL do estupro”, como está sendo chamado nas redes sociais, é “altamente desrespeitoso e desumano com mulheres”. Apesar de evangélica, ela não compartilha da visão sobre o tema com outros parlamentares da bancada religiosa.
“Eu, pessoalmente, sou contra o aborto, mas é desrespeitoso e desumano achar que o estuprador deve ter uma pena menor do que a mulher que foi estuprada e que não teve condição de acessar o direito ao aborto legal”, declarou a ministra, que criticou a “instrumentalização de um tema complexo” como este.
⏯️ Marina Silva sobre PL do Aborto: “Atitude desrespeitosa e desumana”
Ministra do Meio Ambiente opinou sobre texto que equipara aborto ao homicídio. Mais cedo, Janja se manifestou sobre o tema
Leia: https://t.co/XVBb6CBPRm pic.twitter.com/6n5jrzeVJN
— Metrópoles (@Metropoles) June 14, 2024
Na quarta-feira (12), os deputados aprovaram rapidamente um requerimento de urgência para alterar o Código Penal, aumentando a pena para aquelas que realizarem abortos após a “viabilidade fetal”, presumida após 22 semanas de gestação. O PL é de autoria de Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), um deputado da bancada evangélica e pastor próximo a Silas Malafaia.
Aliados do presidente Lula destacam que ele nunca evitou o debate sobre o aborto, mesmo em períodos eleitorais. Um auxiliar de Lula mencionou o “fator Janja”, referindo-se à influência da primeira-dama, que tem uma forte posição em temas relacionados às mulheres. Janja se manifestou nas redes sociais, chamando o projeto de lei de “absurdo” e afirmando que ele “ataca a dignidade das mulheres e meninas” do país.