Apoie o DCM

VÍDEO: Médico sugere a uma mãe que criança doente de 5 anos fique sozinha em casa

Montagem de duas fotos de médico em consultório com imagem borrada
Médico foi gravado em UPA – Reprodução

Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Cambé, uma mãe enfrentou dificuldades ao tentar obter um atestado médico para cuidar de seu filho doente. A criança, de apenas 5 anos, estava com febre e não podia ir à escola, mas o médico se recusou a fornecer o documento necessário. “Qual o risco que ele tem de ficar em casa sozinho? Ele não pode ficar em casa assistindo televisão? Ele não consegue pegar comida?”, questionou o profissional.

Um vídeo do momento repercutiu e levantou discussões sobre o crime de abandono de incapaz. Segundo o artigo 133 do Código Penal, abandonar uma pessoa incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono pode resultar em pena de seis meses a três anos de detenção. No caso que aconteceu no interior do Paraná, a criança ficaria cerca de 12 horas sem a mãe.

A lei brasileira estabelece que uma pessoa só é considerada capaz de realizar certos atos da vida civil a partir dos 16 anos, o que torna a sugestão do médico legalmente problemática. O prefeito de Cambé, Conrado Scheller (DEM), decidiu afastar o médico de suas funções. A Secretaria de Saúde e o Cismepar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema) foram notificados sobre o ocorrido para que medidas sejam tomadas.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link