Apoie o DCM

VÍDEO – Menino de 11 anos conquista a internet “farmando aura”; entenda o meme

Rayyan Arkan Dhika, menino de 11 anos que viralizou o “aura farming” na internet. Foto: reprodução

Rayyan Arkan Dhika, um menino de 11 anos da Indonésia, conquistou as redes sociais com seu vídeo dançando na proa de uma canoa durante o festival Pacu Jalur. O conteúdo, que já ultrapassou 5 milhões de curtidas no TikTok e Instagram, deu origem à trend “aura farming”, ou “farmando aura”, termo que significa transmitir carisma e confiança, como se estivesse “cultivando” uma energia especial.

No vídeo gravado em agosto de 2024, Rayyan aparece com óculos escuros e trajes típicos, executando passos descontraídos enquanto equilibra-se na canoa. O festival, realizado no rio Batang Kuantan (Riau), é uma tradição centenária na Indonésia, e Rayyan atua como Tukang Tari, dançarino que anima os remadores. “Foi algo espontâneo, inventei na hora”, disse o garoto sobre sua coreografia.

O conceito de “aura farming” vem dos games, em que jogadores repetem ações para ganhar recompensas. Nas redes, a trend se espalhou com celebridades e anônimos tentando reproduzir a postura descolada de Rayyan. O sucesso foi tão grande que o governo de Riau nomeou o menino embaixador do turismo local e concedeu-lhe uma bolsa de estudos no valor de 20 milhões de rúpias (cerca de R$ 6.600).

Com a nova edição do Pacu Jalur se aproximando, Rayyan promete mais performances. Enquanto isso, sua dança continua inspirando milhões a “farmar aura” pelo mundo, como a skatista Rayssa Leal e o surfista Gabriel Medina, que repetiram a dança para comemorar suas manobras.