Vídeo: ‘Mini tsunami’ na Argentina mata um e deixa dezenas feridos

Nesta segunda (11), um “mini tsunami” atingiu a costa atlântica da província de Buenos Aires, na Argentina. As ondas de grande intensidade causaram pânico nas praias de Mar del Plata, Santa Clara del Mar e Mar Chiquita, deixando ao menos 35 feridos e resultando na morte de Yair Manno, de 29 anos.
O jovem foi arrastado pela correnteza enquanto estava na Lagoa de Mar Chiquita, e, apesar de esforços de resgate, morreu devido ao afogamento. O episódio aconteceu após uma maré baixa acentuada, o que expôs uma grande faixa de areia e fez com que muitos banhistas se aproximassem do limite do mar, buscando alívio para o calor intenso.
As ondas surgiram de forma repentina e foram descritas como uma elevação rápida e inesperada do nível do mar, pegando muitos banhistas desprevenidos. Manno, que estava passeando com sua namorada francesa, não sabia nadar e foi arrastado para uma área mais profunda, não conseguindo ser socorrido a tempo.
De acordo com testemunhas e salva-vidas, as ondas não foram muito altas, mas tinham muita força, e muitas pessoas, inclusive experientes em nadar, precisaram de ajuda para sair da água. Em algumas áreas, como em La Caleta, as ondas cobriram quase toda a praia, levando objetos e provocando pânico. A prefeitura de Mar Chiquita classificou o evento como uma “super onda” e determinou a evacuação imediata das áreas costeiras.
#Argentina 🌊 Fenómeno histórico en la Costa Atlántica
📍 Santa Clara del Mar
⚠️ Una ola gigante, un “mini tsunami” que no ocurría desde 1954, golpeó la costa:
🔴 1 hombre murió al chocar contra las rocas
🟠 Más de 30 heridos pic.twitter.com/CGgIvIQr38— Gonnet Digital (@MagazineGonnet) January 13, 2026
