Apoie o DCM

VÍDEO: morador de rua morto por PMs estava desarmado e chorava antes de ser fuzilado

Jeferson de Souza chora durante abordagem policial momentos antes de ser morto por PMs em São Paulo – Foto: Reprodução

Câmeras corporais revelam que o morador de rua Jeferson de Souza, de 23 anos, estava desarmado, rendido e chorando momentos antes de ser morto por policiais militares em São Paulo. O caso aconteceu em 13 de junho, sob o Viaduto 25 de Março. Os PMs Alan dos Santos Moreira e Danilo Gehrinh foram presos após as imagens desmentirem a versão registrada no boletim de ocorrência, que alegava legítima defesa.

As gravações mostram que os policiais abordaram a vítima, a levaram para trás de uma pilastra e, após cerca de uma hora de questionamentos, o tenente Alan disparou três vezes com um fuzil, atingindo Jeferson na cabeça, no tórax e no braço. O vídeo não registra qualquer reação agressiva ou tentativa de tomar a arma, como alegaram os agentes. O soldado Danilo ainda tentou cobrir a lente da câmera no momento dos disparos.

O Ministério Público aponta que houve execução sumária motivada por “mero sadismo”. Os PMs respondem por homicídio qualificado, fraude processual e falsidade ideológica. A Justiça negou o pedido de revogação da prisão. A Polícia Militar classificou a ação como “abominável” e “homicídio doloso”.