VÍDEO – Moradores de Barcelona expulsam turistas em protesto contra Airbnb

Em meio à alta temporada turística na Europa, um grupo de manifestantes de Barcelona atirou água para espantar visitantes. Munidos de pistolas de brinquedo, moradores revoltados se dirigiram aos pontos turísticos da capital catalã e molharam clientes de bares e restaurantes com mesas ao ar livre no último sábado (6).
O prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, anunciou medidas para controlar o turismo na cidade. Ele prometeu implementar um plano para eliminar gradualmente todos os sistemas de hospedagem a curto prazo, como o Airbnb, até 2028. O objetivo é frear os aumentos de aluguel e tornar a cidade habitável para os moradores.
Aos gritos de “turistas, vão para casa” e “Barcelona não está à venda”, os manifestantes alegam que a cidade está se tornando inviável para viver, com altos custos de moradia, alimentação e serviços. Em junho, o preço médio dos aluguéis subiu 18% em relação ao mesmo período em 2023 em Madrid e Barcelona, de acordo com o site Idealista.
Em meio à alta temporada do turismo na Europa, um grupo de manifestantes de Barcelona atirou água para espantar os visitantes da cidade. Aos gritos de “turistas, vão para casa” e “Barcelona não está à venda”, os manifestantes passaram a mensagem de que a cidade está se tornando… pic.twitter.com/LB2kEuDnby
— Folha de S.Paulo (@folha) July 12, 2024