VÍDEO: Moraes critica política de drogas e diz que ela prende “jovens, sem instrução, pretos ou pardos”

O ministro Alexandre de Moraes criticou a atual política contra drogas do país e diz que ela gera um “ciclo vicioso” para jovens pretos de periferia. O magistrado diz que o entendimento das instituições sobre o tema acabam prejudicando “o jovem preto, pardo e sem instrução”.
“A partir do momento em que foram presos por tráfico de entorpecentes, eles acabam sendo cooptados pelas organizações criminosas. Quando saem, têm que pagar o que estão devendo. Aí voltam [para a prisão] por furto, voltam por roubo”, afirmou o ministro.
“É um ciclo vicioso que nós acabamos criando, nós enquanto instituições, por essa interpretação da lei que quis compensar a despenalização do usuário puxando um naco do ‘usuário’ para ‘traficante’. Qual naco? O jovem preto, pardo, sem instrução. Foi isso que nós fizemos, triplicando em seis anos o número de presos por tráfico de drogas”, prosseguiu.
Moraes ainda ironizou que o número não cresceu por meio da detenção de pessoas brancas. “Não triplicamos o número de presos por tráfico de drogas de brancos, maiores de 30 anos, com curso superior. Triplicamos com pretos e pardos, sem instrução e jovens”, finalizou.
Olha o Xandão falando verdades sobre o encarceramento de jovens negros da periferia pela atual política de drogas. Tem que descriminalizar, STF. pic.twitter.com/HKSak5ubAJ
— GugaNoblat (@GugaNoblat) August 2, 2023
A declaração ocorreu durante o julgamento da descriminalização do porte de drogas. O magistrado votou a favor do porte de maconha para uso pessoal e defendeu que é necessário criar uma quantidade mínima que diferencie o usuário de um traficante de entorpecentes.