Apoie o DCM

VÍDEO mostra o momento em que PM atira e mata policial civil em SP

Momento em que PM da rota atira em policial civil. Foto: reprodução

A câmera corporal usada pelo sargento da Rota Marcus Augusto Costa Mendes registrou o momento em que ele atirou e matou Rafael Moura da Silva, investigador da Polícia Civil. O incidente ocorreu em 11 de julho na favela do Fogaréu, na Zona Sul de São Paulo, durante operações paralelas das duas corporações contra suspeitos de latrocínio.

As imagens obtidas pelo Fantástico mostram que o PM levou apenas 16 segundos para encontrar e atirar em Rafael, que estava à paisana mas com distintivo visível. A esposa do investigador, Kátia Santos Dias, afirma que ele sempre mantinha contato: “Naquele dia, ele não me atendeu”. Rafael foi atingido por três tiros e morreu após cinco dias internados.

A defesa dos PMs alega legítima defesa, afirmando que os policiais não sabiam estar diante de um colega de outra corporação. “Para o policial militar que combate a criminalidade, é normal se envolver em ocorrências com morte”, disse o advogado Fabio Galves. No entanto, vídeos mostram que o distintivo de Rafael estava visível antes dos disparos.

A Justiça de São Paulo determinou o afastamento cautelar do sargento Marcus Augusto e de outro PM envolvido em ocorrência similar um mês antes.