VÍDEO mostra PM da Rota atirando em policial civil: “Sou polícia”

Imagens de câmera corporal obtidas pela reportagem mostram o momento em que o sargento Marcus Augusto Costa Mendes, da Rota, atira contra o policial civil Rafael Moura da Silva, de 38 anos. O caso ocorreu em 11 de julho, durante uma operação na favela do Fogaréu, zona sul de São Paulo.
Rafael, agente da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), morreu cinco dias depois no Hospital das Clínicas. No vídeo, é possível ouvir Rafael gritando “é polícia, é polícia” após os primeiros disparos. Mesmo assim, Mendes atirou mais duas vezes.
A gravação mostra o sargento patrulhando a pé a comunidade, quando se depara com Rafael e dispara quatro vezes em sequência. Após os tiros, os próprios policiais militares prestam os primeiros socorros e pedem apoio.
Questionamentos surgiram sobre o socorro prestado, já que a vítima foi levada em viatura da Rota por 20 km até o Hospital das Clínicas, em vez de ser encaminhada a uma unidade mais próxima. A Secretaria da Segurança Pública não esclareceu por que o Samu, os bombeiros ou o helicóptero Águia não foram acionados.
Confira o vídeo:
➡️Cenas fortes: veja momento em que PM da Rota atira em policial civil
Imagens de câmera corporal de sargento da Rota mostram momento em que ele realizou disparos que mataram agente de telecomunicações em SP
Leia: https://t.co/oWuAhj1Fnr pic.twitter.com/gyPD5WOGbw
— Metrópoles (@Metropoles) July 21, 2025