Apoie o DCM

VÍDEO mostra PM da Rota atirando em policial civil: “Sou polícia”

Imagens do vídeo registram o instante em que Marcus Mendes atira contra o investigador Rafael Moura da Silva. Foto: Reprodução

Imagens de câmera corporal obtidas pela reportagem mostram o momento em que o sargento Marcus Augusto Costa Mendes, da Rota, atira contra o policial civil Rafael Moura da Silva, de 38 anos. O caso ocorreu em 11 de julho, durante uma operação na favela do Fogaréu, zona sul de São Paulo.

Rafael, agente da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), morreu cinco dias depois no Hospital das Clínicas. No vídeo, é possível ouvir Rafael gritando “é polícia, é polícia” após os primeiros disparos. Mesmo assim, Mendes atirou mais duas vezes.

A gravação mostra o sargento patrulhando a pé a comunidade, quando se depara com Rafael e dispara quatro vezes em sequência. Após os tiros, os próprios policiais militares prestam os primeiros socorros e pedem apoio.

Questionamentos surgiram sobre o socorro prestado, já que a vítima foi levada em viatura da Rota por 20 km até o Hospital das Clínicas, em vez de ser encaminhada a uma unidade mais próxima. A Secretaria da Segurança Pública não esclareceu por que o Samu, os bombeiros ou o helicóptero Águia não foram acionados.

Confira o vídeo: