VÍDEO: na GloboNews, embaixador explica a Míriam Leitão a diferença da política externa de Lula e Bolsonaro

Nesta segunda feira (29). em programa da Globo News que debatia a demissão de Ernesto Araújo do comando do Itamaraty, a jornalista Miriam Leitão comparou a política externa de Lula à do presidente Jair Bolsonaro (sem partido e foi duramente desmentida pelo embaixador Roberto Abdenur.
“Vi que o senhor criticou a política externa da época do período Lula, mas agora o senhor elevou muito o tom. O que aconteceu foi completamente diferente. Gostaria que o senhor me confirmasse essa impressão. O que aconteceu no governo Bolsonaro até agora nesse período de Ernesto Araújo foi a pior coisa que nós aconteceu nos últimos 50 anos na política externa, é isso?”, questionou Míriam.
“Não são dos últimos 50. Foram nos últimos 70, 80 anos. Eu fui crítico de certos aspectos da política externa do governo Lula porque ela conteve também um certo elemento de ideologia do lado esquerdo. Mas a política externa prosseguiu no seu leito normal de defesa objetiva dos interresses brasileiros. (…) O Lula deixou um legado muito positivo. Eu vi o Lula dialogando com estadistas mundiais de igual para igual”, rebateu.
Confira abaixo:
Miriam Leitão tentou comparar @LulaOficial a Bolsonaro na política externa, mas foi desmentida pelo embaixador Abdenur.
"O Lula deixou um legado muito positivo. Eu vi o Lula dialogando com estadistas mundiais de igual pra igual"
É uma obsessão patológica. Caso de psicanálise. pic.twitter.com/Nv0RCtwesv
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) March 29, 2021