VÍDEO: “Não dá pra aceitar que Dallagnol se apresente como arauto da moralidade”, diz Glauber Braga

Após ouvir as lamentações do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) sobre o destino de Marcelo Bretas, juiz responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro e que foi afastado pelo CNJ por sua irregularidades na condução dos processos no último dia 28 de fevereiro, o parlamentar fluminense Glauber Braga (PSOL) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados para fazer alguns questionamentos ao paranaense.
“Hoje é o dia de chorar, junto com os filhos e a esposa do juiz Marcelo Bretas”, disse o ex-procurador da mencionada operação, demonstrando solidariedade ao ex-colega de Lava Jato.
Em resposta, Braga relembrou alguns fatos que vieram à tona referentes à atuação do ex-procurador. Acompanhe:
“Como atual parlamentar o deputado Dallagnol também pode ser questionado por nós, e deve”, iniciou o psolista. “Chegou o momento, eu queria saber, deputado, o que o senhor quis dizer, ou que o senhor articulou, quando na mensagem trocada com Sérgio Moro falou que tinha que consultar os americanos. O que o senhor estava dizendo?”
Na sequência, deputado de esquerda ainda perguntou sobre uma das revelações da Vaza Jato, que mostrou conversas dele através do aplicativo de mensagens Telegram com o ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba:
“Não dá para aceitar que o senhor Dallagnol se apresente como arauto da moralidade, quando ele disse em uma mensagem ao senhor Sergio Moro: ‘isso daí temos que consultar os americanos'”, disse o psolista. “Agora, o senhor está em um espaço da confrontação e o senhor vai ter que ouvir pois as ações danosas que o senhor tocou com operação Lava Jato que teve o sentido de fato de quebrar de fato a economia brasileira, pra deixar o nosso país de joelhos, atendendo aos interesses dos EUA, precisam ser devidamente explicados.”
Em um outro momento do pronunciamento, o parlamentar questionou sobre o fato de Deltan ter adquirido apartamentos por meio do programa assistencial de moradias implantado pela gestão petista: “Eu quero perguntar ao senhor se é verdade que durante o governo Temer e Bolsonaro, ele comprou várias pelo programa Minha Casa Minha Vida. É verdade, deputado Dallagnol?”
“Do mesmo jeito que nós não podemos aceitar um presidente do Banco Central bolsonarista, não dá pra aceitar que o senhor Dallagnol se apresente como arauto da moralidade, quando ele disse em uma mensagem ao senhor Sergio Moro: isso aí nós temos que consultar os americanos”, prosseguiu o deputado reeleito pelo estado do Rio de Janeiro. “Responda, deputado Dellagnol: vá ao microfone e justifique o que o senhor quis dizer por isso, pois as consequências dessa política de entrega milhões de brasileiros e brasileiras já conhecem.”
Veja o vídeo:
Dallagnol disse o que quis, mas a arena agora é outra e vai ter também que escutar. Glauber fez alguns questionamentos incômodos. Será que o ex-auxiliar de Moro irá responder? #equipe pic.twitter.com/EthYWc3Enq
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) March 1, 2023