Apoie o DCM

VÍDEO: “Nosso projeto é fazer de São Paulo uma cidade antirracista”, diz Boulos

Nesta segunda feira (23), o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, disse em entrevista no Roda Viva, da TV Cultura, que quer transformar a capital paulista numa “cidade antirracista”.

O psolista se solidarizou com a família de João Alberto Silveira Freitas, homem negro que foi assassinado por dois seguranças do Carrefour em Porto Alegre. “Não é um caso isolado, isso é parte de um racismo estrutural em nossa sociedade que não se resolve por decreto”, disse.

Boulos disse que o racismo na sociedade “se resolve com políticas concretas. Um dos pontos que está no nosso programa de governo, que foi construído com militantes e ativistas do movimento negro (…), é a recriação da Secretaria de Igualdade Racial, que o Doria e o Bruno Covas acabaram com ela em São Paulo. (…) Temos de recriá-la com orçamento compatível para fazer ações afirmativas, de valorização da história e da memória do povo negro na cidade de São Paulo; construir ações de combate ao racismo”, declarou o candidato.

O psolista também defendeu o protagonismo de pessoas negras no secretariado e cargos importantes da Prefeitura, “o que não acontece na atual gestão”. “Existe uma lei federal que prevê o ensino de história africana e cultura afro-brasileira nas escolas há quinze anos e ela não foi implementada na rede municipal de São Paulo. Nós vamos implementá-la, porque se começa o combate ao racismo na sala de aula”, afirmou.

Sobre a GCM, o candidato falou sobre a implementação na escola de formação dos guardas “ter aulas de enfrentamento ao racismo dentro de um curso geral de direitos humanos para que a GCM possa dar exemplo de segurança cidadã, de policiamento comunitário, de que é possível fazer segurança pública respeitando os direitos humanos e combatendo o racismo. Nosso projeto é fazer de São Paulo uma cidade antirracista”, concluiu.

Confira abaixo: