Apoie o DCM

VÍDEO: ONU quer esforço das autoridades do Brasil para encontrar jornalista e indigenista

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (10), a porta-voz da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani, afirmou que o órgão monitora a situação do desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira de perto, pois a falta de informações sobre o paradeiro e bem-estar deles está causando preocupação.

Além de mostrar preocupação pelo atual momento, ela cobrou as autoridades brasileiras para que redobrem os esforços para encontrar a dupla. Os dois estão desaparecidos desde o último domingo (5) quando faziam uma expedição no Vale do Javari, no Amazonas.

Em uma de suas falas Ravina Shamdasani disse: “Instamos as autoridades brasileiras a redobrar seus esforços para encontrar Phillips e Pereira, com tempo de urgência, tendo em vista os riscos reais aos seus direitos à vida e à segurança”.

“Portanto, é crucial que as autoridades nos níveis federal e local reajam de forma robusta e rápida, inclusive empregando plenamente os meios disponíveis e os recursos especializados necessários para uma busca eficaz na área remota em questão”, completou.

“Ressaltamos também nossa preocupação com o contexto mais amplo de constantes ataques e perseguições enfrentados por defensores de direitos humanos, ambientalistas e jornalistas no Brasil. As autoridades têm a responsabilidade de protegê-los e garantir que possam exercer seus direitos, inclusive à liberdade de expressão e associação, livres de ataques e ameaças”, concluiu.

Confira:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link