VÍDEO – Passageiro é agredido com mata-leão e arma de choque por seguranças da CPTM

Na última quarta-feira (29), seguranças da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) imobilizaram um passageiro na estação Perus, Linha 7-Rubi, em São Paulo. O jovem de 23 anos alega ter sofrido lesões corporais por golpes, mata-leão e uso de arma de choque, e registrou um boletim de ocorrência contra os agentes.
O incidente teve início quando o passageiro tentou carregar seu bilhete único, mas o sistema estava fora do ar. Ao solicitar a liberação da catraca aos funcionários da estação, teve seu pedido negado. Diante da recusa, o jovem pulou a catraca, resultando em uma confusão, conforme relatou a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O próprio passageiro compartilhou o momento nas redes sociais, denunciando o ocorrido como uma “injustiça” e alegando ter tido acesso liberado em situações similares no passado. O caso foi registrado como lesão corporal e está sendo investigado pelo 46° DP (Perus). Um exame de corpo de delito foi solicitado para a vítima.
A CPTM justificou a ação, afirmando que o passageiro “burlou o bloqueio sem pagar a tarifa, o que é considerado evasão de renda, após não conseguir carregar o bilhete nas ATMs [máquinas de autoatendimento] da estação”.
A empresa destacou a necessidade do uso de força para conter o passageiro e retirá-lo do sistema.