VÍDEO: Passageiros pulam pela asa de avião após alarme falso de incêndio em voo

Um alarme falso de incêndio provocou pânico a bordo de um avião da Ryanair na madrugada desta sexta-feira (4/7), no Aeroporto de Palma de Mallorca, na Espanha. A aeronave, um Boeing 737 com destino a Manchester, no Reino Unido, preparava-se para decolar quando a tripulação recebeu um sinal de emergência na cabine, levando à evacuação imediata. Ao todo, 18 passageiros ficaram feridos, a maioria com escoriações e entorses, após desrespeitarem os procedimentos e pularem pelas asas do avião.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento de caos, com passageiros gritando, correndo e se jogando sobre o asfalto, enquanto um funcionário tenta orientar a saída segura. Testemunhas relataram desespero generalizado e empurra-empurra dentro da cabine. Apesar do susto, não houve registro de ferimentos graves nem de queimaduras.
A Ryanair confirmou que a decolagem foi abortada por precaução, após o alarme ter sido disparado erroneamente. A companhia informou que a tripulação seguiu os protocolos de segurança e utilizou os escorregadores infláveis para evacuar os passageiros, que foram encaminhados de volta ao terminal. Seis pessoas precisaram ser levadas a hospitais, mas já foram liberadas.
Ryanair 737-800 evacuated at Palma de Mallorca Airport after a fire indication developed on board during taxi.
The SAMU061 coordination center received a call at a.m, reporting a fire on flight RK3446 to Manchester.
A total of 18 people were injured during the evacuation, six… pic.twitter.com/XpCCejGq2t
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) July 5, 2025