Apoie o DCM

VÍDEO: Pazuello vai a evento de pré-candidatos com rodada de chope e salgadinhos grátis

Eduardo Pazuello
Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.
Foto: Agência Brasil

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o jornalista Waldir Ferraz, que é amigo do presidente Jair Bolsonaro (PL) há mais de trinta anos, estiveram em um evento de pré-candidatos do PL na noite de quinta-feira (9), em um restaurante na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com rodada de chope e salgadinhos grátis.

Segundo reportagem do UOL, especialistas afirmam que a distribuição de bebidas alcoólicas e comida em um evento de caráter pré-eleitoral é contra a lei.

“Fornecer alimentos em ato de pré-campanha, assim como bebida alcoólica de forma gratuita, pode ser enquadrado como oferta de vantagem indevida a eleitor”, disse o especialista em direito eleitoral Filipe Lizardo ao UOL.

Além de Pazuello e Waldir, que é pré-candidato à Câmara dos Deputados, estavam no evento os pré-candidatos a deputado federal Alexandre Zibenberg e a deputado estadual Marcelo Bertolucci e Roberto Motta, aliado do ex-governador do Rio Wilson Witzel (PMB) nas eleições de 2018. Todos filiados ao PL.

Pazuello ainda se declarou “candidato a pré-candidato”, e ressaltou ao UOL que esteve na reunião como convidado. “Deixei claro que não sou pré-candidato ainda”, declarou.

O ex-ministro da Saúde se filiou ao PL em abril e já foi cotado para ser candidato ao Senado pelo Amazonas. Agora, especula-se que ele tentará uma vaga a deputado federal pelo Rio de Janeiro.

O encontro foi organizado pela líder do Movimento Elite Popular, Marcelle Herdy. Ela disse que o evento não se tratava de uma agenda política. “O local onde foi feito o evento é aberto ao público, dispõe de comanda individual e cada pessoa que compareceu pagou sua própria despesa”, afirmou ao UOL. “Não houve nenhuma espécie de distribuição de comida ou bebida de forma gratuita”.

No entanto, a distribuição gratuita dos comes e bebes foi testemunhada. O advogado Cristiano Vilela, especialista em direito eleitoral, afirma que a distribuição gratuita de alimentos e chope “extrapola os limites permitidos de eventos pré-campanha — como reuniões para discutir pontos da candidatura e eventuais propostas”, segundo a reportagem.

“Esse evento tem como atrativo e chamariz a distribuição de comida e bebida, o que não é permitido nem mesmo na campanha eleitoral”, diz Vilela.

Veja o vídeo 

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link