Apoie o DCM

VÍDEO: Pesquisadora da Fiocruz diz que é “injustificável” que o Brasil não tenha vacinas para a população

Reprodução

Vídeo que circula nas redes sociais, nesta quarta-feira (20), mostra a pesquisadora Margareth Dalcolmo detonando a falta de vacinas no Brasil.

“O que justifica nesse momento que um país como o Brasil não tenha as vacinas disponíveis para sua população? Isso é absolutamente injustificável.”, disse Margareth.

Mesmo com atrasos, o Brasil começou a vacinar grupos prioritários contra a covid-19 em vários Estados, mas ainda enfrenta um grande desafio para conseguir ampliar o quantitativo de doses necessário para viabilizar, de fato, uma imunização em massa. O primeiro lote que começou a ser distribuído nesta segunda-feira deve ser suficiente para vacinar,  apenas 2,8 milhões de pessoas, segundo estimativas do próprio Ministério da Saúde, que considera no cálculo a fatia que pode ser perdida por problemas durante a operação de logística. Isso corresponde a 4% dos 68,8 milhões de usuários dos grupos prioritários estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI), que foram enxugados neste primeiro momento diante da escassez de doses.

O país entra em desvantagem para disputar no cenário global tanto a aquisição dos insumos para produzir os imunizantes aqui quanto para comprar doses prontas, inclusive de outros fabricantes. No momento, o principal gargalo é a importação, da China, da matéria prima para a produção local das duas vacinas já aprovadas pela Anvisa, a do Butantan/Sinovac e da Fiocruz/Oxford/AstraZeneca.

Confira abaixo: