Apoie o DCM

VÍDEO – PM dá mata-leão em suspeito; técnica é proibida em SP

PM imobilizou suspeito com mata-leão, técnica proibida em SP. Foto: reprodução

Um policial militar foi flagrado aplicando o golpe “mata-leão”, técnica proibida pela PM-SP desde 2020, durante uma abordagem violenta em Atibaia, no interior de São Paulo, na última segunda-feira (26). Em vídeo que circula nas redes sociais, o agente aparece puxando um homem pela camisa e aplicando a manobra de estrangulamento no chão, enquanto populares gritam: “Vai matar ele, não precisa disso, senhor!”.

Segundo a Polícia Militar, os agentes foram atacados com pedradas durante a abordagem a um grupo em que um dos indivíduos era procurado por tráfico de drogas. A corporação afirmou que houve “resistência à abordagem, sendo necessária intervenção com uso moderado de força e disparo para o alto”. O suspeito, que desmaiou após o golpe, foi levado à delegacia para cumprimento de mandado.

A Secretaria de Segurança Pública registrou o caso como desobediência, resistência, dano ao patrimônio público e lesão corporal. No entanto, especialistas em segurança pública questionam o uso desproporcional da força. “O mata-leão é proibido justamente pelo risco de asfixia e morte”, explica o coronel reformado Marco Antonio Dupont.