Apoie o DCM

VÍDEO: PM pai de Dr. Jairinho foi preso por ligação com milícia e recebeu apoio de Flávio Bolsonaro

Reprodução

Nesta quinta-feira (8), a Polícia Civil do RJ prendeu o vereador carioca Dr. Jairinho (Solidariedade) e Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel.

O vereador Dr. Jairinho, 43, padrasto do menino, não é um parlamentar qualquer. Ele ascendeu na política às custas do pai, que já acumulava poder e influência como coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro e deputado estadual sucessivas vezes.

O Coronel Jairo, 71, é um conhecido cacique político na zona oeste do Rio. Acusado de envolvimento com milícias, ele foi um dos dez deputados presos na Operação Furna da Onça por um suposto esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e loteamento de cargos públicos.

Em novembro de 2018, a Furna da Onça, que mirou o esquema de corrupção de Cabral, apontou que deputados recebiam mesada do então governador para votarem a favor do governo na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio).

Na eleição daquele ano, Coronel Jairo foi o primeiro suplente da coligação entre o Solidariedade, seu partido, e o PTB. Contudo, por estar preso não pôde assumir o mandato quando um dos eleitos — Anderson Alexandre, também do Solidariedade — foi para a prisão durante o mandato. Jairo conseguiu um habeas corpus em dezembro de 2019 e está solto.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Coronel Jairo também tinha influência para nomeações em postos do Detran-RJ situados nos bairros cariocas de Bangu e de Campo Grande. As nomeações feitas pelo parlamentar eram para chefes de unidades, responsáveis pelas vistorias, e para assistentes.

Um dos que apoiaram Jairo em sua trajetória, foi o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente da República.

“Esse é o cara que está comigo aqui há bastante tempo na Assembleia Legislativa, é um deputado exemplar, que trabalha, que cumpre o compromisso, e é candidato a reeleição e eu indico aqui o Jairo para vocês aí”, disse Flávio em um vídeo que circula às redes sociais.

Confira abaixo: