VÍDEO – PMs comemoram massacre do Carandiru em curso de formação de novos soldados

Um vídeo postado nas redes sociais mostra um grupo de policiais militares celebrando o massacre do Carandiru e enaltecendo o coronel Ubiratan Guimarães. Ele foi o comandante da operação que resultou na morte de 111 presos na Casa de Detenção, na zona norte de São Paulo, em 2 de outubro de 1992.
Nas imagens, os soldados do Choque formam uma roda, batem palmas e cantam sobre o evento, exaltando a atuação da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e comparando o cenário no presídio a uma guerra, mencionando bombas, facadas, tiros e granadas.
A Polícia Militar declarou que não tinha conhecimento do vídeo e que, em uma análise inicial, as imagens sugerem uma ação isolada de um grupo de alunos de curso de formação de soldados, sem a presença de instrutores. A corporação desaprovou completamente o conteúdo do vídeo e informou que o CPChoque (Comando de Policiamento de Choque) já determinou a imediata investigação do caso.
Confira o vídeo:
Um vídeo publicado em uma rede social mostra um grupo de policiais militares comemorando o massacre do Carandiru e enaltecendo o coronel Ubiratan Guimarães, comandante da operação que deixou 111 presos mortos na Casa de Detenção, zona norte de São Paulo, em 2 de outubro de 1992.… pic.twitter.com/NkuoUURNLy
— UOL (@UOL) July 6, 2024