VÍDEO: Porta-voz dos EUA diz que “entende” iranianos que comemoram a morte do presidente

Nesta segunda (20), o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, afirmou durante uma coletiva que compreende os iranianos que estão celebrando a morte do presidente Ebrahim Raisi. Miller foi questionado sobre os iranianos que supostamente comemoravam o acidente fatal que vitimou Raisi. “Eu, certamente, entendo porque há pessoas no Irã que se sentem dessa forma”, disse.
O porta-voz dos EUA mencionou a “opressão brutal” imposta pelo governo iraniano: “Especialmente quando se considera os abusos contra mulheres e meninas, posso compreender por que as pessoas têm esses sentimentos.” Apesar de suas declarações, Matthew Miller também emitiu um comunicado expressando “condolências” pela morte.
“Os Estados Unidos apresentam suas condolências oficiais pelo falecimento do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, do ministro das Relações Exteriores, Amir-Abdollahian, e de outros membros de sua delegação em um acidente de helicóptero no noroeste do Irã”< afirmou. O porta-voz também ressaltou que as condolências dos EUA não alteram a visão do país sobre o Irã: “Nossa abordagem fundamental em relação ao Irã não mudou e não mudará.”
Confira o vídeo:
“Certamente eu consigo entender”, diz porta-voz dos EUA sobre comemorações no Irã pela morte do presidente do país.
“Se olharmos o abuso contra mulheres e meninas eu posso ver por que as pessoas no Irã se sentiriam assim”, afirmou Matthew Miller, do Departamento de Estado.… pic.twitter.com/gUnLeoGlTW
— Metrópoles (@Metropoles) May 20, 2024