Apoie o DCM

VÍDEO: Prefeitura de SP destrói Teatro Ventoforte

Máquinas da Prefeitura de São Paulo derrubaram o Teatro Ventoforte, no Itaim Bibi, em São Paulo. Foto: Reprodução

Sem aviso prévio, na manhã da última quinta-feira (13), agentes da Prefeitura de São Paulo demoliram o Teatro Ventoforte, no Parque do Povo, Itaim Bibi. Com mais de meio século de história, foi um dos grupos culturais mais importantes do país.

“Um patrimônio histórico e cultural erguido por diversos artistas hoje renomados. Sem avisar, sem preparar as pessoas, o poder público destruiu a cultura brasileira hoje!”, publicou o perfil do Teatro Ventoforte nas redes sociais.

Fundado nos anos 1980, o grupo não atuava mais no local desde 2019, ano da morte de Ilo Krugli, mas o espaço ainda recebia projetos culturais. Criado no Rio de Janeiro em 1974, o Teatro Ventoforte se estabeleceu em São Paulo em 1984. Instalado em uma área que antes era um lixão, resistiu por décadas a tentativas de desapropriação e à especulação imobiliária, até a demolição inesperada.

Assista abaixo:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line