VÍDEO: Presidente do México se desculpa após chamar deputada trans de “homem vestido de mulher”

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, emitiu um pedido de desculpas nesta terça-feira (9), respondendo a críticas de grupos de direitos após seus comentários controversos sobre Salma Luevano, uma representante transgênero de seu partido político.
Durante um encontro no fim de semana com Luevano, uma das pioneiras trans a ocupar um cargo federal, López Obrador, ao ser questionado sobre cumprimentá-la com um beijo no rosto em um evento público, a mencionou como um “homem vestido de mulher”. Após a repercussão negativa nas redes sociais, o presidente reconheceu seu equívoco em uma coletiva de imprensa.
“Quero começar oferecendo desculpas a uma companheira que se identifica como mulher e ontem eu falei que era um homem vestido de mulher. Eu sou muito respeitoso, acredito na liberdade e as pessoas devem ser tratadas, qualquer pessoa, como se identificam”, afirmou o presidente mexicano.
A comunidade LGBT+ no México, incluindo vários membros do partido Morena de López Obrador, demonstrou solidariedade a Luevano e exigiu um pedido público de desculpas por parte do presidente.
Presidente do México se desculpa após chamar deputada trans de ‘homem vestido de mulher’.
“Pessoas devem ser tratadas como se identificam”, afirmou Manuel López Obrador, um dia após declaração que gerou críticas. pic.twitter.com/I3RzUWAl9Q
— Metrópoles (@Metropoles) January 9, 2024