VÍDEO – Racista é detido após agredir lutador que estava abraçado com mulher branca

Na última terça-feira (14), o atleta da seleção brasileira de taekwondo Gabriel Campolino dos Santos, conhecido como Mussun, foi vítima de racismo na estação São Caetano do Sul, em São Paulo, da linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Ele sofreu uma voadora enquanto estava abraçado com uma amiga branca.
Em um vídeo publicado pelo jornalista Demétrio Vechioli, o racista aparece sendo questionado pelo lutador e outro homem negro que passava pelo local no momento do crime. O agressor, Matheus Cerqueira Santana, aparece desviando o olhar e sendo segurado por outro civil. Agentes de segurança da CPTM aparecem ao lado tentando controlar a situação.
Atenção para imagens de racista tomando apavoro.
Quem puder, ajuda a compartilhar a imagem do desinfeliz.
(Infelizemente apanhou muito menos do que deveria, depois de dar uma voadora no Gabriel, o cara alto, por estar abraçado a uma mulher branca) pic.twitter.com/Kha9ZOnYCv
— Demétrio Vecchioli (@Olhar_Olimpico) May 15, 2024
Segundo o relato de Gabriel, ele reagiu com um golpe na cabeça do racista e o seguiu até que outras pessoas o segurasse. Durante a discussão, Matheus teria questionado Sabrina Soares dos Reis Santos, amiga do atleta, se ela não teria “vergonha de estar com um cara negro”.
Após ser preso, o racista, em depoimento, justificou as agressões por estar “estressado”. Além do revide de Gabriel, outros passageiros da CPTM teriam agredido Matheus antes da chegada dos agentes de segurança da estação.