Apoie o DCM

VÍDEO: Ratinho difunde negacionismo e faz propaganda do governo do filho na TV

Apresentador Ratinho no SBT. Foto: reprodução

O apresentador do SBT Ratinho, pai do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), espalhou uma teoria negacionista em seu programa na última segunda-feira (10) após Rio Bonito do Iguaçu, no interior paranaense, ser devastada por um tornado e no mesmo dia em que a COP30 começou em Belém.

“Eu quero aproveitar e falar que lá no Paraná teve uma cidade destruída, Rio Bonito do Iguaçu. Esses fenômenos da natureza, ninguém sabe de onde vem e para onde vai”, iniciou o apresentador negando a previsibilidade de alguns eventos e desconsiderando o aumento de eventos extremos causados pelo aquecimento global.

“Quando eu vejo o pessoal falando do planeta para lá, ou para cá, eu lembro que o Amazonas 1% do Globo Terrestre. Esse 1% não vai resolver nada você preservar”, disse, contrariando o que cientistas dizem sobre o papel da maior floresta do mundo. Além da Amazônia ter 5,2 milhões de km² apenas no Brasil, ela equivale a 60% do território nacional e quase 4% da superfície mundial. 

Mais importante do que a área é sua função climática: a Amazônia atua como um dos principais reguladores do ciclo de chuvas da América do Sul e armazena cerca de 120 bilhões de toneladas de carbono, cuja liberação agravaria o aquecimento global. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), preservar a floresta é essencial para conter o avanço das mudanças climáticas e evitar eventos extremos, como os tornados e enchentes registrados no Sul do país.