VÍDEO – Recrutas da Marinha são vítimas de trote com mordida nas nádegas em SP

Durante um trote violento no Comando do 8º Distrito Naval, em São Paulo, um jovem marinheiro recebeu mordidas nas nádegas por colegas mais antigos da corporação. A prática, conhecida como “manta” e “mordida”, seria uma tradição entre militares para marcar a conclusão do curso de formação. O vídeo, obtido pelo Metrópoles foi gravado entre 19 e 20 de maio.
“Quando se torna marinheiro, ocorre a ‘manta’, onde os recém-formados são agredidos em um quarto pelos mais antigos. Depois vem a ‘mordida’ nas nádegas”, relatou um militar que pediu anonimato. A fonte acrescentou que esses rituais normalmente acontecem em sigilo, mas o episódio recente foi gravado: “Para que alguém de fora veja a realidade de ser militar aqui”.
A Marinha confirmou a abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as denúncias. Em nota, o Comando do 8º Distrito Naval afirmou estar investigando “um possível trote envolvendo um recruta”. O caso reacende o debate sobre práticas de violência e humilhação em instituições militares.
⏯️ Recruta da Marinha leva mordida na bunda em trote no quartel
Novatos do Comando do 8º Distrito Naval, em São Paulo, sofrem agressões e levam mordidas na bunda antes de se formarem marinheiros
Leia: https://t.co/dLumvUi0ca pic.twitter.com/MlOP4YNnZV
— Metrópoles (@Metropoles) May 21, 2025