Apoie o DCM

VÍDEO registra, pela 1ª vez, onça-pintada “miando” como gatos para filhotes

Onça-pintada rugindo. Foto: reprodução

Pela primeira vez, pesquisadores registraram onças-pintadas emitindo sons semelhantes a miados em ambiente selvagem. As gravações inéditas, captadas por câmeras-armadilha no Parque Nacional do Iguaçu, mostram fêmeas e um filhote emitindo vocalizações agudas e breves. “Até onde sabemos, esta é a primeira vez que se registram onças-pintadas utilizando esse tipo de comunicação”, afirmou Marina Duarte, coautora da pesquisa, à Revista Galileu.

Todos os registros ocorreram em contextos de separação temporária entre mães e filhotes. Os pesquisadores acreditam que os chamados funcionam como um mecanismo de localização. “Acreditamos que eles emitem esses sons para ajudar a localizar seus filhotes”, comentou Duarte. A descoberta desafia o entendimento científico anterior de que grandes felinos não podiam miar devido à sua anatomia vocal.

O estudo foi conduzido por uma equipe internacional. As vocalizações ampliam o conhecimento sobre a comunicação desses animais. “Esses resultados mostram a importância dos esforços de longo prazo para a conservação”, destacou Vania Foster, do Projeto Onças-Pintadas do Iguaçu.