VÍDEO – Réu por tentativa de golpe, Heleno é flagrado malhando em academia

O general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), foi filmado em uma academia na manhã desta quinta-feira (3) pelo fotojornalista Lula Marques. O que poderia ser uma cena simples gerou revolta pelas condições jurídicas e discurso ideológico do militar: ele é defensor da ditadura militar e, atualmente, responde como réu por tentativa de golpe de Estado ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Já pensou como seria o depoimento dele na Ditadura?! Não temos Dops, AI5, nem pau de arara”, escreveu o fotógrafo ao lembrar que Heleno tem todo o respaldo legal para seguir a vida enquanto é apenas réu, enquanto o regime militar revogou esse tipo de direito a milhares de brasileiros entre 1964 e 1985.
Heleno foi denunciado Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento em organização criminosa que teria atuado entre 2021 e janeiro de 2023. Ele é apontado como um dos responsáveis por disseminar desinformação sobre o sistema eleitoral ao lado de Bolsonaro.
Segundo a PGR, o general participou de uma transmissão no YouTube com o objetivo de “propagar informações sem lastro, inverídicas, sobre o sistema eleitoral”.
Democracia é uma maravilha!
Olha só quem estava malhando na academia na manhã de hoje.
Réu na tentativa de golpe contra o país, general Heleno circula livre, leve e solto.
Já pensou como seria o depoimento dele na Ditadura?!
Não temos Dops, AI5, nem pau de arara.
Está… pic.twitter.com/FZh8I8oPE1— Lula Marques (@LulaMarques) July 3, 2025