VÍDEO: Robôs correm, jogam bola, batem, caem e lutam em “Olimpíadas” na China

A China sediou a abertura dos Jogos Mundiais de Robôs Humanoides, conhecidos como “Olimpíadas dos Robôs”, na última sexta-feira (15). A competição reúne 280 equipes de 16 países, entre eles o Brasil, e tem como meta exibir os avanços chineses em inteligência artificial e robótica.
Os participantes disputam partidas de futebol, provas de atletismo e até lutas de boxe. Também foram realizados desafios de tarefas práticas, como separar medicamentos, manipular objetos delicados e executar serviços de limpeza. Os ingressos variam entre 128 e 580 iuanes, o equivalente a R$ 100 a R$ 440.
As apresentações chamaram a atenção pelo aspecto curioso das quedas e choques entre as máquinas. Em uma partida, quatro robôs de futebol se chocaram e caíram juntos, enquanto na corrida de 1.500 metros um competidor despencou no meio da pista, arrancando risadas, suspiros e aplausos da plateia.
Apesar da necessidade de intervenção humana em vários momentos, muitos robôs conseguiram se levantar sozinhos, o que foi celebrado pelo público. Para os organizadores, os dados coletados nessas provas ajudam a aprimorar os modelos em áreas como produção industrial, já que atividades como o futebol exigem coordenação semelhante à necessária em linhas de montagem.
Veja os vídeos:
⏯️ Uma disputa inédita de 42 robôs humanoides competindo na final dos 1.500 metros dos Jogos Mundiais de Robôs Humanoides de 2025, marcou a cidade de Pequim, nessa sexta-feira (15/8). A prova reuniu tecnologia de ponta em tomada de decisão e movimento colaborativo, e consagrou o… pic.twitter.com/1bLWEwj3J2
— Metrópoles (@Metropoles) August 15, 2025
🤖🥊A luta de boxe entre um robô e um ser humano foi "intensa" no primeiro Campeonato Mundial de Robôs Humanoide, na China. O robô perdeu e caiu no chão fazendo drama!😂 #Fantastico #Pequim #ChinaTravel #scifi #AI pic.twitter.com/vnZNEbTDEo
— NmqbChinaNews (@NmqbNews) August 11, 2025