VÍDEO – Rússia lança míssil hipersônico contra a Ucrânia

A Rússia lançou um míssil balístico hipersônico, chamado Oreshnik, contra a Ucrânia nesta quinta (21). O alvo foi a instalação militar Yuzhmash, na cidade de Dnipro, e o presidente do país, Vladimir Putin, afirmou que o lançamento foi uma resposta aos ataques ucranianos ao seu território com armas dos Estados Unidos e Reino Unido.
O Oreshnik, segundo Putin, tem capacidade de atingir dez vezes a velocidade do som e é um míssil de médio alcance (entre mil e 3 mil quilômetros), com uma margem de erro de cerca de 150 metros em relação ao alvo determinado.
Putin afirma que “atualmente não há maneiras de conter esta arma” e é improvável que os sistemas de defesa aérea que operam na Ucrânia sejam capazes de interceptar mísseis balísticos. O mandatário russo afirmou que notificou os Estados Unidos sobre o lançamento com cerca de 30 minutos de antecedência.
“O lado russo avisou os americanos sobre o lançamento do Oreshnik por meio do Centro Nacional Russo de Redução de Risco Nuclear, que opera em modo automático e mantém comunicação constante com um sistema similar nos Estados Unidos”, afirmou Dmitry Peskov, porta-voz da presidência.
Imagem impressionante da pluma hipersônica gerada pelo míssil balístico de médio alcance da Rússia minutos antes de atingir o seu alvo em Dnipro.
De acordo com declaração de Vladimir Putin, o míssil pode viajar a Mach 10, ou 10 vezes a velocidade do som.
Apoie o meu trabalho… pic.twitter.com/vPj3pvnacU
— Área Militar (@areamilitarof) November 22, 2024
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line