VÍDEO – Senador bolsonarista diz que “índio não quer terra, quer Hilux”

Durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, que aprovou a tese do Marco Temporal nesta quarta-feira (27), o senador Jorge Seif (PL-SC) fez um discurso preconceituoso reforçando os esteriótipos dos povos indígenas. “Índio não quer apito. Índio não quer mais terra. Ele quer a dignidade, ele quer Hilux, ele quer plantar, ele quer colher”, disse.
Em seguida, o bolsonarista usou frases ainda mais ofensivas ao falar que os povos indígenas não farão mais “dança de fogo”. Segundo o senador, com base em povos originários que já estiveram com ele, existem acusações de que as ONGs agem para “roubar tesouro nosso e mandar para fora”.
O Marco Temporal, aprovado na CCJ, propõe que somente as terras indígenas ocupadas até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, possam ser demarcadas. No entanto, ainda depende de aprovação no Plenário para entrar em vigor.
Veja:
⚠️ "Índio não quer mais terra, quer Hilux", diz senador em comissão do Marco Temporal
O senador Jorge Seif (PL-SC) disse que os indígenas não querem mais saber de "apito ou terra". Segundo o #parlamentar, eles querem "dignidade, #Hilux, quer plantar e colher". pic.twitter.com/mjZC7xsMk6
— Metrópoles (@Metropoles) September 27, 2023
