VÍDEO – Soldados de Israel atacam o Líbano com “arma medieval”

Em um vídeo que viralizou nas redes sociais na última quinta-feira (13), soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF) aparecem usando um trabuco contra posições do Hezbollah no Líbano. Os militares israelenses foram filmados utilizando a “arma medieval” para lançar bolas de fogo ao território libanês por cima do muro que divide os dois países.
“Esta é uma iniciativa local e não uma ferramenta amplamente utilizada”, explicou a emissora estatal israelense KAN News, citando fontes militares. “A área na fronteira com o Líbano é caracterizada por pedras, matagais e densa vegetação espinhosa, o que representa um desafio para as tropas das IDF destacadas na defesa”, acrescentou. O jornal “Ma’ariv” informou que a ferramenta inusitada foi construída por reservistas servindo num posto avançado na fronteira norte, e que o vídeo foi feito há mais de um mês.
Israel está usando catapultas para tirarle bolas de fuego a hezbollah en el Líbano
Pasan los siglos pero nadie le gana a las tácticas del age of empires 2 pic.twitter.com/UTuTDUXonV— ElBuni (@therealbuni) June 13, 2024
Desde o início dos ataques massivos na Faixa de Gaza, as forças israelenses se dividem entre o território palestino e a fronteira com o Líbano. Na terça-feira (11), as IDF mataram Sami Taleb Abdullah, o comandante mais graduado do Hezbollah a ser eliminado desde 7 de outubro.
No dia seguinte, o Hezbollah disparou uma pesada bateria de cerca de 250 foguetes contra o norte de Israel, na maior quantidade de projéteis lançados contra a área desde o início da ofensiva em outubro de 2024. Esta foi também a primeira vez que foguetes foram disparados tão ao sul do país sionista, atingindo a área de Tiberíades.