VÍDEO: Stalinistas e trotskistas trocam socos em congresso do PSOL em Brasília

Militantes do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) se desentenderam e brigaram neste domingo (1º) durante o Congresso Nacional da sigla, em Brasília. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que um homem desferiu um soco em outro no palco do evento e começa um grande empurra-empurra e confusão.
O motivo teria sido uma declaração depreciativa de um dos envolvidos, que seria de uma linha stalinista, sobre Leon Trotsky, revolucionário russo assassinado em 1940 e que é reverenciado por alguns grupos dentro do PSOL, conhecidos como trotskistas. Os dois militantes precisaram ser separados por outros integrantes da legenda.
Em nota, o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, afirmou que o incidente está sendo apurado. “Durante o 8º Congresso Nacional do PSOL houve um desentendimento entre dois militantes que terminou por acirrar os ânimos e interromper o andamento do Congresso por alguns instantes. A direção do PSOL lamenta o ocorrido”, afirmou o partido.
Durante o evento, a historiadora Paula Coradi foi eleita como presidente do partido até 2026. Ela faz parte do grupo liderado pelo deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (SP).
Veja o vídeo:
➡️ Congresso do PSol tem troca de socos entre militantes por conta de Leon Trotsky
O Congresso Nacional do Partido Socialismo e Liberdade (#PSOL) realizado neste domingo (1º/10), em Brasília, teve agressões entre militantes, além de gritos e muita confusão.
Em determinado… pic.twitter.com/3dy1lS2xZB
— Metrópoles (@Metropoles) October 1, 2023