VÍDEO: Sem provas, Monark diz que “apenas 25% dos eleitores” votaram no PT

O apresentador de podcast Monark, amplamente conhecido por afirmações sem pé nem cabeça e por defender a suposta legalidade de um partido nazista no Brasil, resolveu disseminar notícias falsas em uma transmissão em que criticava o PL das Fake News. O caso aconteceu no dia 02 de maio.
Enquanto assistia à uma sessão na Câmara dos Deputados, Monark comentou uma enquete feita pelo UOL sobre o Projeto de Lei, em que 75% das pessoas se disseram contra a proposta. O apresentador parabenizou “o Brasil” e afirmou que a parcela restante (25%) havia “votado no PT”.
“São os 25% que votaram no PT. Que foi só 25% da população brasileira que votou no PT, na minha opinião. Não tenho prova nenhuma disso, mas você acha que esses merdas, que estão querendo calar todo mundo, você acha que não fizeram ‘maracutaia’ nas urnas também?”, disse Monark, surtado.
“Óbvio que fizeram, caralho. Foi durante as eleições que eles censuraram a Jovem Pan, o Brasil Paralelo, eu e um monte de galera por aí. Você acha que eles têm escrúpulos a ponto de não tocar nas urnas?”, continuou o youtuber, sem apresentar nenhuma prova ou embasamento.
“Você acha mesmo que a urna não tem maracutaia? Você acredita mesmo? Que os caras que estão implementando ditadura no Brasil, que estão querendo calar o povo brasileiro constantemente, rotineiramente, você acha que eles lidaram republicanamente com as urnas? É óbvio que não! (…) A gente tem que lutar pela nossa liberdade constantemente, se não vai ‘vim’ grupo e vai tirar da gente!”, concluiu.
A informação de que apenas 25% dos eleitores “votaram no PT” é falsa. O presidente Lula (PT) foi eleito, em 2022, com 50,90% dos votos no segundo turno, derrotando Jair Bolsonaro (PL).
Na quarta-feira (14), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio dos perfis do influenciador nas redes sociais. Assista abaixo ao momento em que Monark dissemina fake news sobre as eleições.