VÍDEO – Tarifa zero nos ônibus de São Caetano do Sul (SP) revolta Bocardi: “Quem está pagando?”

A Prefeitura de São Caetano do Sul (SP), no ABC, implantou tarifa zero para usuários de ônibus a partir desta quarta (1). A medida gerou indignação de Rodrigo Bocardi, apresentador do “Bom Dia São Paulo”, da TV Globo, que perguntou “quem está pagando” para manter a gratuidade no transporte público.
“O dinheiro tem que vir de algum lugar. Antes, já tinha seus impostos, você ia lá e pagava. Para pagar, como é que vai ser? A pessoa olha ali, ‘é ótimo, é legal’, mas tem que tomar cuidado, nada vem de graça assim, sempre tem uma conta, alguém vai ter que financiar isso”, afirmou o jornalista.
A medida implementada pela prefeitura vale para ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e da linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A gratuidade foi aprovada pela Câmara de São Caetano na última sexta (27) por unanimidade.
O prefeito da cidade, José Auricchio Júnior (PSDB), afirmou que um ajuste fiscal permitiu a implantação da tarifa zero. O valor do subsídio será calculado mensalmente e inserido na previsão orçamentária de 2024. A prefeitura ainda anunciou que serão adicionados mais cinco ônibus à frota atual para suportar a futura demanda.
Muito bacana o relato de pessoas em São Caetano do Sul afirmando que, com a gratuidade, deixarão de ir a pé para o trabalho ou terão mais $ no bolso para, por exemplo, comprar alimentos. Bônus: Rodrigo Bocardi inconformado (“Tem que ver quem pagará por isso”) https://t.co/IcfjsY9aEA pic.twitter.com/6JyqaPTwz8
— Jeff Nascimento (@jnascim) November 1, 2023