VÍDEO – “Tem que sofrer”: bombeiro debocha de estudante morto ao ser baleado por PM

Um vídeo mostra um bombeiro dizendo que o estudante de Medicina Marco Aurélio Cardenas, baleado por um policial militar em novembro do ano passado, “tem que sofrer mesmo”. A frase foi dita enquanto o jovem recebia atendimento em um hospital sem tomografia, após ter sido atingido na região abdominal durante uma abordagem da PM na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Com informações do Estadão.
As imagens, registradas por câmeras corporais dos próprios policiais, fazem parte do processo que investiga a morte do universitário de 22 anos. Cardenas foi baleado pelo policial Guilherme Augusto Macedo, que o ameaçou ainda no chão, dizendo: “Se você se mexer, vai tomar mais um”. O delegado responsável concluiu que o uso da arma foi ilegítimo, e o Ministério Público pediu a prisão do agente, mas a Justiça negou.
A defesa da família afirma que as gravações revelam “frieza e desprezo pela vida humana” e apontam omissão da polícia ao ocultar o uso das câmeras no boletim de ocorrência. Os advogados pedem a prisão dos dois policiais envolvidos ou, ao menos, o afastamento total das funções e uso de tornozeleira eletrônica até o julgamento.