VÍDEO: Tenistas estrangeiros são presos após atos racistas em torneio de SC
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/E/M/bZq8gLRjW1GjACIvjGAA/fotojet-72-.jpg)
Dois tenistas estrangeiros foram presos por injúria racial durante o Challenger de Itajaí, disputado nesta quarta-feira (21), no Clube Itamirim, em Itajaí (SC). Os detidos são o colombiano Cristian Rodriguez e o venezuelano Luis David Martinez, que competiam juntos no torneio de duplas e foram abordados pela Polícia Militar de Santa Catarina após denúncias de atos racistas.
Segundo a PM e registros divulgados nas redes sociais, um dos jogadores teria feito gestos imitando um macaco em direção à torcida após a derrota para a dupla brasileira formada por Igor Marcondes e Eduardo Ribeiro. Em outro momento, o parceiro de dupla discutiu com um boleiro e o teria ofendido com a mesma expressão racista, conforme relatos de funcionários do clube. Vídeos do episódio passaram a circular após a partida.
Acionada, a polícia localizou os atletas em um hotel da cidade. O venezuelano foi detido no local e encaminhado à Central de Polícia, onde foi autuado por injúria racial, crime com pena prevista de dois a cinco anos de prisão, além de multa. O colombiano foi identificado em seguida e também detido por discriminação contra o funcionário do torneio.
Assista abaixo:
Los doblistas Luis Martínez y Cristian Rodríguez fueron detenidos en Brasil por actos racistas.
Como se puede ver en el vídeo, Martínez realizó un gesto imitando a un mono. Luego, Rodríguez le dijo "macaco" a un ballboy.
Se arriesgan a una pena de cárcel de hasta cinco años. pic.twitter.com/V20iytKnbF
— Ariel Fernández (@AFD7L) January 23, 2026
