VÍDEO: Tiktoker africano detona Ciro após ele dizer que “Brasil não é fundão da África”

Um jovem africano detonou, em vídeo no TikTok, a frase proferida pelo candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), durante debate da Band, no último domingo (28). O pedetista disse que “o Brasil tem comida, diferente do fundão da África”.
Após mostrar a fala de Ciro, o rapaz fez questão de destacar que não é a primeira vez que o candidato faz comentários absurdos sobre a África.
Em seguida, ele mostra outro vídeo do pedetista, desta vez no programa Roda Viva, da TV Cultura. Nele, o candidato diz que “o Brasil tem 3% da população do mundo. Aqui morreram 11% da população do mundo. Qual é a explicação? Nós não somos um país do fundão da África, que não tem acesso à vacina, nada”.
O jovem ainda dá uma breve aula de geografia para o Ciro: “Mas candidato, não vou perder meu tempo pra te dizer que a África não é um país. É um continente com mais de 50 países”.
“Mas te aconselho o seguinte: eu sei que você tem muito apreço pela França, mas da próxima vez que for falar da África, não vá pra Paris não, vá para Guiné-Bissau, vá para o Senegal”, disse. “Acredito que o monumento da inocência africana tem muito mais a te ensinar sobre o continente africano e a sua multidiversidade cultural, linguística e étnica. África é poder, é ciência, é tecnologia. África é riqueza, África é vida”.
Após o debate, a fala do pedetista ganhou grande repercussão negativa e se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter.
Veja o vídeo:
ÁFRICA NÃO É UM PAÍS!#racismo#xenofobia#racismoécrime #racismoestrutural #DebateNaBand pic.twitter.com/Dl2wUWt0g3
— Lucélia Apoema ⚖️✊?? (@LuceliaPT13) August 31, 2022