VÍDEO – Torcedora de SC ataca paraenses com racismo e xenofobia: “Vão embora de jegue”

Um grave episódio de racismo e xenofobia marcou o jogo entre Avaí e Remo, pela Série B do Brasileirão, no último sábado (15), em Florianópolis. Uma torcedora do Avaí foi filmada proferindo ofensas contra torcedores paraenses do time visitante. Em vídeo, ela é ouvida dizendo: “Olha a tua cor. […] Vão embora de jegue. O que tem no Pará? Seu feio. Vão embora porque o prefeito não quer pobre aqui”.
A torcedora também citou as políticas do prefeito de Florianópolis, o bolsonarista Topázio Neto (PSD), que prometeu barrar a entrada de “mendigos” que chegassem à capital pelas rodoviárias.
O Avaí divulgou nota oficial repudiando a conduta da torcedora, classificando-a como racista e xenófoba. O clube afirmou que trabalha para identificar a pessoa responsável e que colabora com as autoridades nas investigações. O Remo também se manifestou, repudiando publicamente o caso em suas redes sociais.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) já tomou providências. Foi instaurado um procedimento administrativo pela 29ª Promotoria de Justiça da Capital. Além disso, ofícios foram expedidos à Polícia Militar e ao Avaí para apuração dos fatos e adoção das medidas cabíveis.
Rapaz, que nojo! No jogo Avaí x Remo, uma torcedora do time de Santa Catarina protagonizou uma série de ofensas racistas, xenófobas e preconceituosas, atacando torcedores paraenses como se tivesse algum tipo de “superioridade”. Que essa pessoa seja encontrada e responsabilizada.… pic.twitter.com/YQiuEarquS
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) November 18, 2025
