Apoie o DCM

VÍDEO: Tsunami meteorológico engole carros em praia de SC

Carros boiando durante tsunami meteorológico em Laguna. Ninguém ficou ferido. Foto: Reprodução

Uma tarde de lazer na praia do Cardoso, em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina, se transformou em pânico quando um tsunami meteorológico atingiu a região, arrastando carros e surpreendendo os frequentadores neste sábado (11). A ocorrência, confirmada pela Defesa Civil, é considerada rara e de difícil previsão. O fenômeno ocorreu por volta das 16h e não deixou feridos.

Conforme o relato do pescador Marcio Goulart Nascimento ao G1, que presenciou todo o acontecido, o tempo estava aparentemente bom quando “a maré subiu de repente e ficou muito alta”, levando à cena de carros sendo arrastados pela água. A Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil explicou que tsunamis meteorológicos estão geralmente associados a sistemas meteorológicos, como linhas de instabilidade. Neste caso, as linhas de instabilidade provocaram mudanças abruptas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas, contribuindo para o avanço da água do mar em direção à praia.

Apesar do susto, o tsunami meteorológico, causado por fatores meteorológicos, é distinto dos tsunamis convencionais, desencadeados por abalos sísmicos. A praia, que estava repleta de turistas, testemunhou momentos de correria e gritos, mas, felizmente, o Corpo de Bombeiros confirmou que não houve feridos.

No entanto, cerca de 10 carros foram danificados, boiando na maré. A lei municipal, a entrada, permanência e circulação de veículos automotores nas praias do município são proibidas, com exceção das praias do Gi, Canto do Gi e do Sol. Pescadores locais correram para ajudar banhistas, incluindo mulheres e crianças, enquanto algumas pessoas perderam documentos durante o incidente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link